Um edital no valor de R$ 100 milhões vai apoiar projetos que estimulem o ingresso, a formação e a permanência de meninas e mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e na Computação. A iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Mulheres e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi anunciada pela ministra Luciana Santos, nesta quarta-feira (6), durante evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou do lançamento do edital e afirmou que a medida é importante ferramenta para promover uma sociedade mais justa e igualitária.

“Como farmacêutica bioquímica e incentivadora da ciência, reconheço profundamente a importância das mulheres no campo científico. Nada mais importante do que reafirmarmos que o lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na ciência. Não há dúvidas de que o governo do presidente Lula tem compromisso com a questão de gênero. É nosso compromisso promover uma sociedade mais justa e igualitária em que nós, mulheres, possamos ser e estar onde quisermos”, afirmou a deputada Alice Portugal, idealizadora do Prêmio Mulheres na Ciência, que reconhece e incentiva o desenvolvimento e a capacitação de mais mulheres cientistas, promovendo um futuro mais inclusivo e equitativo para a ciência.

A chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação já está aberta e terá inscrição até o dia 29 de abril. Estudantes do sexo feminino matriculadas no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e na Computação poderão se inscrever.

“Vai ter mais mulheres na ciência sim. O nosso compromisso e vontade política é que as mulheres sejam, de fato, protagonistas da sua história”, afirmou a ministra Luciana Santos.

*Com informações do MCTI.